quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Introdução à Geologia e Big Bang

Bom pessoal, Geologia vem do latim. Geo significa Terra e logia significa estudo. Então Geologia quer dizer: estudo do planeta Terra. E é isso mesmo, Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua estrutura e as forças que regem seu interior (que acabam refletindo no seu exterior).

Sabemos que a Terra é antiga. Mas quão antiga? Depende de qual seja a fonte. Alguns estudiosos acreditam que a Terra possua em média 4004 anos. Essa datação é baseada na Bíblia e em livros sagrados. Aliás, baseados em livros sagrados temos muitas datações diferentes, pois cada uma vai seguir uma determinada explicação de como o mundo surgiu. Ora, todo mundo deve conhecer pelo um pouco as explicações para a origem do mundo baseadas na Bíblia, que diz que o mundo foi criado por Deus em 07 dias (em 06, descansando no sétimo).

Pois bem, a Geologia também tem “sua” explicação, baseada na ciência. Em datações fundadas no decaimento de meia-vida dos isótopos radioativos. Alguém sabe o que é isso? Já viram isso em Química? Não? Bom, é o tempo do decaimento de isótopos radioativos de diversos elementos químicos. Ou seja, é o tempo que demora para que um certo elemento da tabela periódica perca sua energia extra e transforme-se em um elemento mais estável. Por exemplo, o Carbono 14 é instável e leva 5.700 anos para perder em essa energia extra, emitida em forma de radiação, transformando-se em Carbono 12. Já o Potássio 40 leva 1,275 bilhões de anos. Pessoal, qual desses dois elementos se adapta melhor para a geologia e qual se adapta melhor a arqueologia. Para quem não sabe, a arqueologia se dedica a estudar as sociedades humanas, seu passado e suas rotas. Vai datar cerâmicas, ossos, dentes e outros utensílios. Conhece-se a quantidade inicial de massa do isótopo e depois mede-se segundo e gráfico:

A cada período T, a massa decai metade do que tinha antes. Bom, a partir daí se eu disser que o método de medição da meia-vida de elementos como o Potássio, o Urânio e o Chumbo se prestam mais para os estudos, o que vocês perderiam me dizer sobre a idade da Dona Terra? Ela é velha? Muito ou pouco? Muito, né... É claro que se comparada a idade do universo ela é até bem nova. Estima-se que a idade da Terra gire em torno de 4,600 bilhões de anos, e que o universo tenha 18 bilhões. É mais velho que o raulzito que nasceu há dez mil anos atrás.

Todo mundo já ouviu falar do Big Bang, não é mesmo? Aquela grande explosão que deu origem ao Universo. Pois é, há 18 bilhões de anos, toda a matéria do universo se concentrava em um ponto bem pequeno, onde a temperatura era infinita e a densidade muito alta. É uma coisa meio louca, imaginem todo o sistema solar contido em uma esfera do tamanho de uma bola de basquete??? E olha que é uma aproximação, pois não tenho os dados corretos, mas o raciocínio é esse. Só que não era apenas o sistema solar e sim todas as galáxias. A energia era violentíssima, até que de uma hora para outra, explodiu... De uma hora para a outra mesmo, pois a ciência ainda não sabe o que foi que deu esse impulso para o universo começar. Porque não Deus??? Pelo menos é o que eu acredito. Mas a partir daí, o universo explodiu as partículas começaram a se expandir. Ou seja, o universo começou a crescer. Nossa Via Láctea estava no meio. Com o tempo veio o resfriamento, o que permitiu que a matéria viesse a se confinar em imensas nuvens de gás. Uma dessas nuvens de gás era a Via Láctea e no ponto central dela havia o sol. A partir dessa nuvem de gás o Sol e os Planetas foram formados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Olá! Meu nome é Erico e sou formado em Geografia pela UFMG, modalidade Licenciatura.